Quarta, 05 Julho 2017 08:40

Segunda campanha de escavações arqueológicas na Anta da Lapa da Meruje decorre até 21 de julho
Destaque

De 3 e 21 de julho irá ter lugar a segunda campanha de escavações arqueológicas na Lapa da Meruje, na freguesia de Cambra e Carvalhal de Vermilhas.

Para além de concluir a escavação da câmara funerária e da mamoa, realizada durante a primeira campanha, que ocorreu em julho de 2016, esta segunda edição pretende dar início à escavação do átrio do monumento, bem como proceder ao levantamento tridimensional através de fotogrametria, uma recolha fotográfica da área estudada que no futuro dará a oportunidade ao visitante de realizar uma viagem virtual ao local.

As escavações deste ano contam com a participação de oito elementos da Universidade do Algarve, da Universidade Nova de Lisboa e das universidades espanholas de Cádis e Valência.

Estes trabalhos de escavação inserem-se no projeto de investigação sobre o património histórico-arqueológico do concelho de Vouzela, aprovado pela Direção-Geral do Património Cultural (Ministério da Cultura) para o quadriénio de 2016-2019. Promovido por iniciativa da Câmara Municipal de Vouzela, este projeto resulta de protocolos de colaboração firmados em 2015 com as universidades do Algarve e Nova de Lisboa e tem em vista a inventariação, estudo e valorização do património vouzelense.

voltar ao topo